Barba no Trabalho - Lei e Proibições: Mitos e Verdades

O uso da barba grande está na moda e está a adquirir cada vez mais adeptos, contudo este é um tipo de estilo que não é bem aceite em todos os tipos de trabalho. É normal que comecem a surgir algumas dúvidas relacionadas com o uso da barba no trabalho, preocupações com possíveis leis e proibições, mas a verdade é que juntamente com todas estas questões que se levantam, surgem também muitos mitos que se julgam como verdades. A pensar nos nossos amigos barbudos que tanto gostam de cuidar da sua Big Barba, hoje vamos desmistificar algumas questões que não passam de verdadeiras invenções!

É verdade que existem empresas que proíbem o uso de barba no trabalho?

Verdade. Esta é uma das questões que gera polémica! Isto porque se por um lado defendemos que estão a condicionar a liberdade do trabalhador, por outro estamos a zelar pela segurança do mesmo!

É verdade que existem empresas que se regem através de um protocolo interno que tem de ser cumprido, contudo neste caso, o grande objectivo desta proibição passa por questões de saúde pública, segurança no trabalho para evitar possíveis acidentes ou até mesmo em locais onde existe a possibilidade de inalação de gases tóxicos.

Agora, aquela ideia de que em todos os restaurantes ou trabalhos ligados à restauração proíbem o uso de barba, isto sim é um verdadeiro mito! Ao contrário do que pensam, o uso de barba na cozinha ou em qualquer área da restauração não é falta de higiene.

 

Devo tirar a barba para uma entrevista de emprego? Se usar barba, não sou seleccionado?

Depois de comparecer a diversas entrevistas é normal que esta questão não se coloque, agora entendemos perfeitamente que para quem está a dar os primeiros passos na carreira, que esta questão da barba numa entrevista de emprego faça um pouco de confusão e levante algumas dúvidas.

É mito dizer que se perde o lugar nos quadros da empresa só porque se usa barba numa entrevista! Contudo, convém fazer uma análise e perceber se o uso da barba interfere no exercício da actividade ao qual nos candidatamos. Se existir a possibilidade de usar barba sem qualquer tipo de problema, então a nossa sugestão é apostar numa barba bem aparada, todos nós sabemos que a barba confere um aspecto mais maduro e que de certa forma até dá mais confiança.

 

Existe um estilo de barba adequado para o trabalho?

Não é totalmente verdade, mas também não é mito! Não existe uma regra específica para o uso da barba no trabalho, simplesmente nesta questão funciona o bom senso! Tal como o vestuário, também o estilo da barba se deve adequar à imagem da empresa.

A melhor forma de resolver a questão do uso da barba no trabalho é fazer uma análise da empresa, conhecer o ambiente que vai ter de lidar diariamente e informar-se sobre as regras que normalmente são aplicadas. Antes de criar murmurinho e colocar o trabalho em risco, o melhor é clarificar os pontos que referimos acima junto da entidade a que se candidata!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .