Se há coisa que nos aborrece depois de fazer a barba é ficar com a pele irritada, vermelha e com uma grande sensação de comichão. Além do desconforto, a pele irritada na zona da barba é mais propensa a criar pêlos encravados, o que nos deixa numa situação ainda mais caricata.
Para ter a barba com um aspecto saudável é preciso ter algum brio e cuidado com a forma como se corta e apara, porque verdade seja dita, mesmo a utilizar material adequado, se não tivermos os cuidados necessários, é natural que a pele danifique.
E para que isso não aconteça, hoje vamos deixar algumas dicas para evitar a irritação da pele após barbear e caso isso aconteça, também vamos desvendar como fazer para tratar da barba irritada!
Dicas para Evitar a Pele Vermelha Depois de Barbear? Sim, temos.
Existem alguns truques que podemos e devemos ter em conta antes de começar a barbear para evitar que a pele fique irritada no final do nosso trabalho. Esqueçam a ideia de pegar numa lâmina qualquer, aplicar água e sabão e começar simplesmente a remover os pêlos, porque provocar uma irritação é quase certo! Vamos às dicas?
Passar o Rosto por Água Quente/Morna
Este é um processo bastante básico mas que pode facilitar imenso na hora de barbear. Porquê? Simples. Além dos pêlos da barba ficarem menos rígidos quando estão húmidos, a água quente vai permitir que a pele fique mais suave, o que facilita o deslize da lâmina.
Esfoliar a Barba
Esta questão nem se coloca, como é natural é necessário preparar a pele para barbear. Com este passo conseguimos remover todos os pêlos encravados! É verdade que não ocorre em todos os casos, mas homens que tenham a barba encaracolada e barba negra que tende a ser mais espessa, têm que ter especial atenção a este passo que é de extrema importância.
Com a esfoliação além de removermos todos os pêlos que não conseguiram perfurar a pele e que acabam por causar inflamações, podemos retirar as peles mortas que estão a mais no nosso rosto e que vão acabar por estragar o nosso barbear.
Hidratar a barba com os produtos certos
Para os homens que têm a pele bastante sensível, a escolha dos melhores produtos para hidratar o rosto antes de barbear é extremamente importante! Porquê que insistimos tanto na hidratação? Nós explicamos…
Quando barbeamos, as células que estão localizadas na camada mais exterior da pele são removidas com o passar da lâmina, assim como os seus lípidos que são responsáveis pela hidratação. O que acontece depois? Se não tivermos a pele bem hidratada, estamos mais susceptíveis a fazer cortes e a irritar a pele.
Escolher Máquinas e Lâminas de Barbear Adequadas
Para um barbear mais preciso e para evitar cortes desnecessários, comece por cuidar e manter as ferramentas de corte sempre limpas! A ideia é que mesmo que utilize gilletes, navalhas ou canetas de corte, tenha sempre atenção às lâminas que devem ser substituídas frequentemente (Entre 4 a 5 utilizações no máximo).
Dica para Evitar Irritações na Pele – Sempre que utilizar as ferramentas de corte, passe álcool nas lâminas, desta forma evita a propagação de bactérias que podem vir a infeccionar o rosto posteriormente.
O que fazer para cuidar da Pele Irritada Após Barbear?Os bálsamos e óleos para a barba são produtos incríveis que têm dado que falar nos últimos tempos pelo seu poder de hidratação, recuperação de pele, elasticidade e renovação das células. Além de terem um efeito calmante na pele, ajuda a manter os fios da barba hidratados ao longo do dia.